13/07/2011

Volta de Cristo

 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
 Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.
 Estai de sobreaviso, vigiai {e orai}; porque não sabeis quando será o tempo.
 É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie.
 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã;
 para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo.
 O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!


Marcos Cap 13 VER 31-37






Os conceitos escatológicos continuam aparecendo anunciando a Segunda Vinda de Cristo e os acontecimentos futuros. Alguns textos dos Evangelhos são extremamente importantes na compreensão do conceito escatológico de Jesus. O primeiro deles, conhecido como Sermão Profético aparece em Marcos 13, Mateus 24 e Lucas 21. O termoescatologia deriva de duas palavras gregas: escathos e logos, que se traduzem por “últimas coisas” e “estudo” ou “tratado”. É o estudo ou doutrina das últimas coisas.
*

Visão do mundo para o fim do mundo
Jesus revela que mesmo a terra desaparecendo, a verdade de Suas palavras nunca mudará nem será revogada. Deus e a Sua Palavra são a fontes da única estabilidade neste mundo instável. Quando Jesus diz que nem Ele sabe a data do fim, afirmou sua humanidade. O Pai conhece esse momento; Jesus e o Pai são Deus; mas quando Jesus encarnou, Ele voluntariamente se encobriu de seus ilimitado atributos divinos (Fp2:7).
*
*

Visão para os cristãos do fim do mundo
A ênfase dessa passagem não recai sobre a falta de conhecimento de Jesus, mas sobre o fato de tal informação não ter sido revelada a ninguém. Esse é um segredo do Pai, a ser revelado quando for de Sua vontade. Jesus, no entanto, ensina a humanidade a preparar-se, pois “o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1.15).
*
Algumas das profecias já se cumpriu, como a citada por Jesus (Mt24:15-28; Mc 13:14-23; Lc 21:20-24), a destruição de Jerusalém pelos romanos, após a revolta dos judeus contra o império romano.
*
Muitos sinais tem se tornado até de certa forma comum hoje em dia, como citado em Marcos 13:12 e 13, irmão entregará ao outro a morte, e o pai, ao filho; seremos odiados por causa do nome de Cristo. Antes da segunda vinda de Cristo aparecerá muitos dizendo ser o Cristo (Mt24:23-26), e assim como também falsos profetas operando sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Claro que Jesus deixou alerta e de uma forma bem simples e clara de se entender (principalmente ao povo Judeu) sobre quando se aproximar a hora se instituir o Seu Reino em sua totalidade.
*
Nos sinópticos quando Jesus fala a respeito de sua vinda, sempre enfatiza a vigilância, ao estar atento e sempre pronto, por não sabermos com exatidão aquele dia, mas deixou explícito quando o mesmo se aproxima (Mt 24:42-44). Em sua escatologia, Jesus disse que muitos esperam aquele dia, mas de forma imprudente, não participará do galardão aos eleitos prometido, o que Ele próprio disse quem nem todos que diz Senhor, Senhor entrará no Reino (Mt 7:21), infelizmente muitos serão enganados pelos falsos profetas (Mt 24:11), a iniquidade também se multiplicará (Mt 24:12), os efeitos catastróficos da natureza também previsto por Jesus, terremotos, fomes, epidemias, coisas espantosas e sinais no céu (Lc 21:11), como também às guerras e rumores de guerras (Mt24:6).
*
O Senhor Jesus Cristo relatou os sinas que precederiam sua vinda; e já ouvimos falar de tudo que Cristo citou às guerras, epidemias, terremotos, tudo isso para que Seu povo fique em alerta máxima e sempre preparada pra sua volta. E será pregado o evangelho do reino em todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim (Mt24:14). Temos da parte de Cristo essa responsabilidade de anunciar o Cristo e a sua volta; muitos cristãos tem se esquecidos de sua volta, talvez por isso se tornam tão materialistas. Mas Cristo nos deixa claro uma coisa, sobre o perseverá do cristão, pra se consumar a salvação de Cristo em nós.
*Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. Mateus 24:13

0 comentários:

Postar um comentário