22/03/2011

SONDANDO O INIMIGO. VENCENDO AS BATALHAS!

Sondando o Inimigo



No evangelho de Mateus 12.29, Jesus conta uma pequena parábola que, devido ao contexto e a própria parábola, se torna auto-explicativa; Contudo, vamos tentar extrair mais ensinamentos que não estão tão explícitos nesta passagem.

O pano de fundo do ministério de Jesus, do capítulo 12, bem como, de todo evangelho; é a inveja e a inconformidade dos Fariseus em relação ao que Jesus pregava e fazia. O que o Senhor Jesus viveu e pregou, o apóstolo Paulo, sistematizou em suas epístolas: A Liberdade em Cristo, pelo evangelho da Graça de Deus. liberdade esta, do pecado; da religiosidade. Liberdade para servir a Deus; para ser santo, etc.

Jesus, no decorrer do seu ministério, deparou-se com duas grandes oposições, uma delas, orquestrada diretamente, por um velho opositor: Satanás e seus demônios!! A outra, admiravelmente: Dos Fariseus, homens hipócritas; homens que detinham o conhecimento da “letra” da LEI e das escrituras sagradas em geral.

Era de se esperar que Satanás e seus demônios se opusessem e se colocassem como inimigos do ministério de Jesus, ainda que não tivessem força para detê-lo; mas, os homens?! Isto foi uma surpresa; não para o Senhor, mas para nós! É difícil para nós, “gentios”, admitir ou conceber, que o próprio povo rejeitara o seu Senhor (mas isso já é outro assunto). Como João disse: “veio para o que era seu, mas os seus não o receberam…” (João 1.11,12).


Por sermos discípulos do Senhor, em nossa vida e ministério, não será diferente. O apóstolo Paulo, em suas epístolas, principalmente em coríntios e efésios, nos dá a entender, e, de fato é; que esta vida, para nós cristãos, é um campo de batalha. Seja na vida secular, na nossa carne ou na vida espiritual e ministerial; sempre estamos em batalha, em guerra! E nestas batalhas, onde militamos, é evidente: Lutamos contra algo ou alguém! Isto é óbvio?! Pelo menos parece!

Acontece que muitas pessoas não sabem contra o que estão lutando! Boa parte dos fracassos e derrotas em uma guerra ou uma batalha acontece porque os envolvidos não conhecem os seus inimigos, e não estou falando só de uma área específica, falo, onde houver uma luta, batalha ou guerra; seja contra uma simples tentação, ou uma luta contra as hostes e potestades do ar, ou uma perseguição, etc.

Por outro lado, conhecendo o inimigo, suas estratégias e seu modo de agir, as probabilidades de vencer a guerra ou a batalha aumentam consideravelmente. É importante e necessário, também, saber quem você é. Conhecer a si mesmo, seus medos, suas fraquezas, suas características e sua capacidade, lhe deixara mais alerta e preparado e assim aumentará, ainda mais, a chance de vitória, de êxito!

Jesus sabia quem era. Conhecia seus opositores e inimigos. Tanto é que, a parábola de Mateus 12.29 fala muito além do que o texto mostra. Vejamos: “E, se eu expulso demônios por Belzebu, por quem expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus”. Nestes versículos Jesus está respondendo uma acusação da parte dos Fariseus a respeito das obras que Ele fazia, de seu ministério, quando exorcizou um homem que estava possesso de um demônio. A mensagem de Jesus é clara: A batalha havia começado, e uma vez que o Reino de Deus fosse implantado, Satanás e seus demônios começariam a perder terreno.

Continuemos: “Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando sua casa?” Veladamente, o valente, é uma referência a Satanás (Belzebu). Quando que o valente foi manietado por Jesus? A meu ver, a vitória de Jesus começou a ser construída já no deserto, quando venceu a tentação do inimigo, o qual teve que sair com o “rabo entre as pernas”. Por ter vencido a tentação, Satanás, não teve controle sobre Jesus; ao contrário, como o próprio Jesus disse: “Em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8.34). Em outras palavras, se Ele cedesse à tentação, tornar-se-ia escravo do pecado, e conseqüentemente de Satanás. Glória a Deus! Aconteceu justamente o contrário!

Assim como Jesus, nós temos os mesmos opositores que se colocam diante de nós como inimigos: Satanás, o principal; os fariseus, homens hipócritas! Porém, estes, não são os nossos maiores inimigos; Jesus os venceu, e nos capacita a vencê-los.

Nosso pior inimigo, somos nós mesmos! Nosso ego, nossa arrogância, rebeldia, prepotência, orgulho, etc etc etc… Esse inimigo é o mais difícil de vencer. Na verdade este inimigo aliado as artimanhas de Satanás, se torna “quase”; mas não, indestrutível.

Quando as tentações aparecem, e elas apareceram também para Jesus, o maior problema não está na tentação em si, está em nós! A atitude que teremos diante desta batalha revelará se temos ou não domínio sobre nós mesmos. No momento da tentação do pecado, está em jogo a nossa dignidade, a nossa integridade, a integridade do nosso relacionamento com Deus, a nossa pureza moral e espiritual. Se cedermos à tentação, não só estaremos colocando em risco (e perdendo) tudo isto, mas, também, a nossa liberdade que Cristo conquistou, visto que Paulo e Pedro dizem, a semelhança de Jesus, que: “aquele que é vencido do pecado torna-se escravo dele” (2ª Pedro 2.19 e Romanos 6.16).

O que está em jogo? A tua vida! A vida abundante que Jesus quer lhe dar. O teu relacionamento com Deus!

As conseqüências? Levar uma vida de culpa; vida sem vida; uma vida medíocre; superficial, longe de Deus, e por fim… Você sabe!

Contudo, as palavras de Deus (inclusive as citadas aqui), continuam valendo hoje; quero dizer, continuam atual, como no passado!

Em vista disto, vemos em nosso “meio” que muitos têm perdido a batalha feio! Escândalos e mais escândalos: Adultérios, corrupção, desvios diversos, etc etc etc. Sei, porém, que é difícil, especialmente para os mais jovens, viverem uma vida sem contaminação de “Ns” formas, na sociedade superficial, luxuriosa, sexual e corrupta, que temos enfrentado nesses tempos. Sei, também, que muitos se enveredaram por caminhos tortuosos, perderam a batalha faz tempo, mas não querem permanecer assim; desejam vencer, mas, a essa altura, não tem mais força.

Felizmente, apesar de tudo, há esperança para reverter esta batalha, enquanto houver vontade e determinação. Se você é uma dessas pessoas que assim tem vivido, comece seguindo a orientação do inicio deste texto: Procure conhecer seus inimigos, a tentação (como ela funciona), evite-a. Por exemplo: Se você tem problemas com Bebidas, nem olhe e procure passar longe de um boteco. Se você tem problemas com mulheres, o que você vai fazer em uma balada. Se tiveres problemas com pornografia, não veja filmes, revistas do gênero e outros filmes e revistas apelativas. A bíblia diz: “fugi da aparência do mal”. Se necessário faça como José: “FUJAAA”!! Não flerte com o pecado!!

Reconheça que você é o maior culpado e o maior prejudicado. Volte-se para Deus em arrependimento, busque a ajuda dele; e se possível, busque a ajuda de um homem de Deus em quem confie.

Ademais, deixo-vos uma texto bíblico que, não só é uma constatação, é uma PROMESSA, e essa, como toda promessa, é para ser CONQUISTADA/ALCANÇADA/REIVINDICADA:

“Não há tentação se não humana… Juntamente com a tentação, VOS PROVERÁ LIVRAMENTO, de sorte que possais suportar”. (1 Coríntios 10.13). [o grifo é meu]

Pense nisso! Deus vos abençoe!
Read more »

Antes que a Lâmpada se apague






A Primeira década do Século XXI já se foi, entramos na segunda década deste século. Qual o prognóstico desta que, TALVEZ, possa ser a última geração?
Alguns, com certeza, diriam: Não tem mais jeito! Não há mais solução! Ou, como poderia dizer alguns de nossos irmãos: “O mundo [MAIS do que] jaz no maligno”.
Gostaria de falar sobre esta geração e os dias em que a vivemos. Antes, porém, permita-me fazer algumas considerações.
E pra começar afirmo e concordo plenamente com certo pregador que, certa vez, disse: “Pela Lei de Deus (não os mandamentos, mas sim pela vontade de Deus), só existem dois reinos, a saber: O Reino de Deus e o Reino dos homens”. Talvez você estranhe essa afirmação ou constatação; mas, conhecendo as escrituras e os argumentos a seguir, você verá que é bem plausível esta afirmação.
Segundo os exegetas que afirmam que houve uma rebelião no céu, Satanás, antes Lúcifer, desejava, e de fato achava, ser como Deus, o Criador.
De acordo com o texto bíblico, na ótica dos que interpretam a queda de Lúcifer, este ser, cuja interpretação do nome é: “Portador da luz”; desejava ter o seu Reino e ser adorado tal como Deus é. Por isto, incitou outros seres angelicais (Tanto para, segui-lo, como para adorá-lo); e assim levou consigo (em sua rebelião) 33,33 % ou 1/3 dos anjos. Acontece que todos os que tomaram partidos na rebelião foram expulsos do Céu; perderam sua essência, e passaram de bons a maus, de luz a trevas! Para maiores informações sobre este fato leia Isaías 14.10-15 e Ezequiel 28.12-19 procure literaturas que falam pormenorizadamente sobre este assunto; pois não é a nossa proposta neste artigo.
Pois bem… Tempos depois (milhaaares de anos) do referido evento, Deus, cria (ou recria) a Criação como a conhecemos; firmamento, estrelas, terra, água, plantações, animais, etc. Por fim, cria o homem, a sua imagem, conforme a sua semelhança. O Capítulo 1 e versículos 26 e 28 de Gênesis, vemos a quem Deus concedeu domínio e poder sobre a criação: A SATANÁS? Claro que NÃO! Ao Homem!
A esse mesmo homem, Deus concedeu, além do Domínio e o poder sobre a criação, o poder de livre escolha, o que para alguns, significa: LIVRE ARBÍTRIO. É como se Deus dissesse ao homem: Este é o seu reino, você tem o domínio o poder; em outras palavras, você é quem decide! Mas, você pode perguntar: Mas, Deus não é soberano? Sim, mas ele respeita a “livre escolha” de cada um. Lembra-se, Apocalipse 3.20 diz: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e ABRIR A PORTA, entrarei em sua casa…”. Muito interessante! Jesus disse que “aquele que ouvir e abrir a porta”; a pessoa tem que fazer de livre vontade, Ele não invade, nem arromba a porta. Ao contrário, quem faz isto é o ladrão, sanguinário que “não entra pela porta no curral das ovelhas” (João 10.1). Este mesmo ladrão “veio para roubar, matar e destruir…” (João 10.10); uma indicação do nosso inimigo, Satanás.
(NOTA: Por isso, creio que se a pessoa (qualquer) quiser ser liberta, assim será! O maior trabalho de libertação quem faz é a própria pessoa, é lógico, com a ajuda de Cristo, e da intercessão dos outros. Mas o maior trabalho vem da própria pessoa).
Enfim! Fato é que Satanás não tem lugar para morar, nem muito menos um Reino!! O que aconteceu e o que acontece é que os homens passaram, uma vez que pecaram, o domínio e o poder sobre a criação a Satanás. Falei em outro artigo sobre (Clique aqui e leia) “de quem sois vencidos, vos ofereceis como escravos”. Em outras palavras: “Aquele que é vencido do pecado torna-se escravo dele”. Em suma: Passamos o domínio de nós mesmos (Os pecadores sem Cristo) e de toda a criação ao nosso inimigo, que passa então, a influenciar a Criação de maneira direta e maléfica contra nós mesmos e, principalmente, contra Deus.  
Contudo, em Cristo e por Cristo, somos mais do que novas criaturas (2 Coríntios 5.17), somos Filhos (Gálatas 4.6). Somos libertos da Escravidão imposta a nós! Interessante, também, é o que diz o livro de Romanos 8.19-22: “ a ardente expectação da criação espera a manifestação dos filhos de Deus… Porque a criação ficou sujeita a vaidade, não por sua vontade… Na esperança  de que TAMBÉM a mesma criação será liberta da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”. Se por um lado somos livres da escravidão, como diz as escrituras: “Portanto, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. (Rm 8.1). Infelizmente não podemos dizer o mesmo de toda a Criação; não por Cristo, mas, por culpa nossa!!
Fico a me perguntar: Será que o mundo Jaz no maligno porque nos falta atitude? Porque falta a manifestação dos verdadeiros, intrépidos, honestos, íntegros filhos de Deus?
A verdade, acho eu, é que acabamos por nos conformar com pouco! Somente com a “NOSSA” (individual) salvação; mas, não com a dos outros; não com o local onde vivemos (incluindo o planeta).
Hoje, vejo, e constato: O mundo MAIS do que jaz no maligno! Mas, pergunto: Ainda há esperança? Creio que sim! Nem que seja apenas para minimizar o estrago já feito anteriormente.
Houve uma época muito parecida com os nossos dias. Dias de trevas quase palpáveis, como aquela no Egito. Uma geração parecida com a nossa; talvez um pouco pior até! Parecia não haver mais solução para aquela época, para aquela geração. O Texto bíblico nos relata o drama daquele povo naqueles dias em Juízes 21.25: “… Cada um fazia o que queria; o que parecia reto aos seus olhos”. Leia também 1 Samuel 2.12-25. Tal era o descaso com as coisas de Deus e com o próprio Deus, que o texto bíblico diz, a respeito desta mesma geração: “… E a palavra do Senhor era muito escassa e não havia visão manifesta naqueles dias” (1 Samuel 3.1).
Todavia, apesar da “aparente” falta de solução, a bíblia mostrou e nos mostra que houve e que há esperança… O texto de 1 Samuel 3.3 revela-nos contornos dramáticos; diz: “ANTES QUE A LÂMPADA de DEUS SE APAGASSE…O SENHOR CHAMOU A SAMUEL”.
Ufaaa!! Ainda há esperança meu amado! Há esperança para você, para sua família, para o seu bairro, sua cidade, para o nosso BRASIL, há esperança para o mundo. A luz pode estar se apagando, mas, ainda não apagou!! A luz pode estar se apagando, mas, haverá esperança enquanto houver Samuel’s, Maria’s, João’s, José’s, Alex’s, etc. etc. etc. que disserem: “EIS-ME AQUI SENHOR; EU ESTOU OUVINDO”!!
Não se acomode, faça a sua parte, mesmo que seja pouco aos seus olhos. Como disse outro certo Pregador: “O mundo Jaz no maligno?? só quando eu não mais estiver aqui”.
Essa tem que ser a nossa atitude. Não vamos deixar e entregar o que é nosso por direito a satanás e deixa-lo fazer o que bem quiser
Read more »

Sonhando os sonhos de Deus

Vale a pena conferir este belíssimo estudo da palavra de Deus.



Sonhar é o primeiro grande passo para a realização dos nossos projetos. Só alcança a realização dos seus sonhos, quem no passado, ou no presente, permitiu-se sonhar, projetar os seus sonhos. Isso mesmo, eu disse: “permitiu-se”! Há pessoas que não tem coragem de sonhar, com medo do que vai acontecer no decurso do tempo; ou com medo de se frustrarem.

O que disse acima é tão verdadeiro, que é digno de repetição: “Só alcança a realização dos seus sonhos, quem no passado, ou no presente, permitiu-se sonhar, projetar os seus sonhos”. Em outras palavras, quem não sonha, não realiza! Como diria o velho ditado, com algumas alterações (quem não arrisca não petisca).

Ninguém acredita nos seus sonhos mais do que você. A propósito, acreditar é um fator determinante para a realização de um sonho. Não basta apenas sonhar. Temos que acreditar que é possível alcançar!

Conhecemos, com certeza, algumas pessoas do nosso convívio, que alcançaram os seus objetivos; e com certeza, também, conhecemos outras que não chegaram a atingir, por qualquer que seja a razão, os seus objetivos.

Por que as coisas não acontecem, muitas vezes, a nossa maneira? Porque são frustrados, alguns dos nossos sonhos? (ex.: Moisés, Abraão, Davi, etc.)

Não gostaria de deter-me na parte negativa dos sonhos, mas, na parte positiva dele, ou seja, como realizá-los a luz da palavra de Deus. Temos que, primeiro, partir do pressuposto, de que Deus pode e vai frustrar certos planos nossos. Quem conhece as Escrituras Sagradas sabe de algumas histórias de homens e mulheres, aos quais, Deus frustrou-lhes os sonhos e planos; ex: Moisés fora criado para ser, pelo menos, o segundo faraó. Abraão tinha sua vida em Ur dos caldeus, Deus, porém lhes chamou para uma terra distante. Davi intentou edificar um templo em honra ao nome do Senhor, mas este frustrou os planos daquele. E muitos outros exemplos. Mas… O porquê de ser assim?

Seria Deus, um ser sádico? Não! Tem prazer nos sofrimentos de suas criaturas? Definitivamente não! As ações de Deus são baseadas em seus atributos: Soberania, Onisciência, Amor, Misericórdia etc. Ele enxerga além! Não somente o que vai acontecer de ruim, mas, também, o que de bom; e Ele sabe o que é melhor para nós. Por outro lado, nós, não sabemos o que vai acontecer a dez minutos a nossa frente; não sabemos o que há de acontecer de ruim ou de bom. E definitivamente não sabemos o que é melhor para nós. Portanto, nada mais justo do que deixar nossas vidas nas mãos daquele que é o nosso Senhor, e que é Soberano, Onisciente, que é Amor e Misericordioso.

O Senhor Jesus diz: “E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que estas nos céus?” Isto quer dizer: que Deus está interessado em nós, em nosso bem estar; só que tem coisas que Ele não pode nos conceder! Imagina se Deus concedesse tudo o que todas as pessoas pedissem no mundo? Imagina que Caos seria?

A passagem no livro de Tiago 4.1-3 reflete muito bem a situação de nós seres humanos em geral: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

Prosseguindo, vejamos o que o dicionário diz sobre Sonhar: é ter Sonho, Desejar muito. E diz mais sobre o que é sonho: É delirar, ilusão, fantasia, utopia.

Isto é o que podemos chamar de ‘Sonho Natural’, ou seja, a visão dos homens a respeito do Sonho. Porém, existe um tipo de sonho que é maior e melhor do que o Sonho Natural é o ‘SONHO DE DEUS’. Os Sonhos de Deus são projetos ou planos traçados para um futuro próximo ou futuro distante, para seus filhos.

Vejamos: Isaías 55.7-9

Assim como os caminhos e os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos, assim, também, os Sonhos e projetos de Deus! E sobre os projetos e desígnios de Deus, o livro de JÓ 42.2 diz: “bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

Interessante! Os nossos planos podem não ser alcançados, nós podemos sair frustrados; mas, os planos de Deus não serão frustrados, de forma alguma!

O Que devemos fazer então?

Primeiro, julgo eu, precisamos nos colocar diante da presença de nosso Pai celeste. Apresentar-lhe nossos anseios, vontades, planos, desígnios etc. Mas Lembre-se: “Seja feita tua vontade, assim na terra, como no céu”. Pedir que cumpra em nós os seus planos, e nos conduza neles. Nesse momento precisamos, se necessário (eu sei que é difícil!!), abrir mão de nossos sonhos, para que o Senhor coloque os seus sonhos em nossos corações.

Não tenha medo do que vai acontecer, não tenha medo de sonhar e de planejar, de acreditar no que Deus colocou no teu coração. Igualmente, precisamos deixar-nos ser conduzidos pelo seu Espírito para não cairmos nas armadilhas do nosso coração.

Precisamos, também, compreender que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Não importa o que aconteça: “nenhum de seus planos podem ser frustrados”.

Tenha fé, acredite!

Vejamos o exemplo de um homem que sonhou os sonhos de Deus. São vários os homens, porém falaremos de apenas um. Deixarei por sua conta, o estudo da vida de outros homens e mulheres que também sonharam os sonhos de Deus.

José foi um desses homens de Deus que sonharam os Sonhos de Deus! (Gn 37)

• José teve um sonho. Não tinha medo de sonhar – vs 5
• Os seus irmãos não acreditaram no seu sonho. Não tinham visão. Tinham medo de Sonhar – vs 8,11
• Tentaram matar os sonhos de José – vs 18,19

Versus 20 – Podem as pessoas intentar contra ti e contra o teu sonho, mas aconteça o que acontecer, persevere, não perca o teu sonho de vista, pois Deus reverterá em bem todo o mal feito contra ti! Apesar de tudo o que passou José, acreditou no sonho de Deus para ele, e foi em busca dele. Uma das características de José é que ele aproveitava as oportunidades. Era um homem integro, honesto, temente a Deus e seus princípios. Estude novamente a história de José e verás.

Conclusão

Ao passo que os sonhos dos homens, os sonhos naturais são egoístas, egocêntricos; os sonhos de Deus não; Eles (os sonhos de Deus) não se referem só a um, não abençoa somente um, mas a todos! Através do sonho que Ele lhe deu, Deus realizará os sonhos dele em sua vida, e através da sua vida, os sonhos de outros. Foi assim na vida de Ana. Ela precisava de um filho, mas Deus precisava de alguém que fizesse a diferença naquela geração, precisava de um profeta, de um juiz. Deus precisava, através da sabedoria de José, abençoar várias nações e famílias, inclusive a sua; através dele, ficou um exemplo para a sua geração, de: Caráter e temor a Deus. Moisés tinha seus sonhos, porém, Deus tinha planos maiores para ele; foi o libertador dos Hebreus; foi o homem que falou face a face com Deus. E muitos outros!

Deus fez muito mais na vida desses homens (e através deles), do que eles poderiam imaginar; Ele fez muito mais do que eles, com suas próprias forças, poderiam fazer, por eles mesmos! Vale à pena sonhar os sonhos de Deus.
Read more »