15/01/2011

A simbologia dos vasos na Bíblia Sagrada


"Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós" - 2ª Corintios 4.7.

No original do Novo Testamento a palavra vaso “skênòs”, é usada 22 vezes, umas literalmente, outras em sentido figurado.

Literalmente, no plural, pode referir-se a bens, propriedades, móveis. No singular, é um objeto: um receptáculo, um jarro, um prato, uma ferramenta, um equipamento. Vaso é também um navio.

Neste caso, há uma referência ao navio em que Paulo viajou para Roma, navio esse que veio a naufragar (Atos 27.17). Temos também o vaso que desceu do céu, na visão de Pedro em Jope: "... um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas..." - Atos 10.11.

De tudo isto lemos no Novo Testamento: de vasos de ouro, de prata, de pau, de barro, de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro, de mármore e de marfim. Lemos de vasos jarrões, de vasos móveis, de vasos bens, de vasos navios, de vasos sacos.

Mas há também vasos vivos. Este é o sentido figurado da palavra.

Vejamos:"Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro, uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que sealguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idóneo para uso do Senhor e preparado para toda a boa obra" - 2ª Timóteo 2.20-21. 

Sublinhei alguém será barro, pois aqui já não se trata de vasos como objetos, mas de pessoas que são vasos. Tratando-se duma metáfora, se a quisermos interpretar deveremos perguntar: para que serve? Para que serve um vaso? 

Um vaso pode servir só como ornamento, só para ser visto. Mas em termos de utilidade prática, um vaso serve como recipiente, serve para conter algo, seja uma planta, um líquido ou uma jóia. Ora, o texto acabado de citar fala-nos de vasos diferentes, uns honrosos e outros desonrosos. A diferença entre os vasos reside naquilo que eles contêm. Não naquilo que aparentam.

Ao pé da cruz, no Calvário, havia um "…vaso cheio de vinagre…" (João 19.29). Esse vaso bem pode representar uma pessoa (vaso) ácida, cheia de amargura, ou seja, um "vaso de ir", em contraste com um "vaso de misericórdia" que se refere àquelas pessoas que têm dentro delas um tesouro. Esse tesouro é Jesus.

Diz Paulo: "...temos este tesouro em vasos de barro..." (2ª Coríntios 4.6-7.

Vasos de barro são pessoas frágeis, pobres, indignas. Mas pessoas essas que foram purificadas pela aspersão do sangue de Cristo (Hebreus 9.21-22), isto é, regeneradas, promovidas duma situação de vergonha e miséria a uma posição de honra e dignidade.

Estes vasos somos nós, a quem Jesus arrancou da lama, limpou e quer usar. Vasos talvez quebrados em pedaços, por uma vivência destrutiva, mas em que o Senhor reúne os fragmentos (cacos) e reconstitui o vaso, pela ação do Espírito Santo. Ele faz isso por nos amar e para nos usar.

O Senhor tem um propósito a respeito destes vasos que somos nós. Quer que sejamos Seus instrumentos "...para dar a conhecer as riquezas da Sua glória..". - Romanos 9.23-24.

Jesus foi ao encontro de Saulo e transformou a sua vida. Ao falar dele a Ananias, o mesmo Jesus disse: "Vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios, e aos reis e aos filhos de Israel" - Atos 9.15,18. Para levar, não só para conter ou guardar. Um vaso que leva o Nome de Jesus a outros.

Quando Jesus expulsou os vendilhões do templo, não consentiu que alguém levasse algum vaso dele. Também Ele não quererá que os Seus vasos humanos, Seus servos, sejam roubados, sejam profanados, sejam desviados do fim para que os destinou.

Na parábola da candeia, Jesus disse: "E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso..." - Lucas 8.16.

E que acontece aos vasos-pessoas que Ele chamou a Si, para a Sua obra? Servem para erguer bem alto a luz de Cristo, ou para a tapar? Manifestam-se ousadamente ao lado de Jesus e dos que Ele quer recuperar, quer erguer da miséria e da solidão?

Ou envergonham-se e demitem-se?

Somos vasos. Vasos vivos. Vazios ou ocupados? E se ocupados, o que há dentro de nós? Ódio, amargura, indiferença, acomodação, egoísmo? Somos vasos cheios de nós próprios, vasos de barro cheios de barro? Que, ao contrário, sejamos vasos possuídos e habitados por Jesus, por Ele purificados e usados para ir ao encontro dos cansados e oprimidos, de todo os que sofrem e têm uma existência vazia, levar-lhes a Boa Nova libertadora, o amor activo, como instrumentos de Deus. 

Autoria indefinida.
Read more »

Estudo Bíblico - 95 Perguntas Sobre Escatologia

Estudo Bíblico - 95 Perguntas Sobre Escatologia

Estudo Bíblico – Escatologia
95 Perguntas Sobre Escatologia


1. É possível saber o dia da Segunda Vinda de Cristo?
Absolutamente não. Jesus disse que ninguém sabe. Mt 24.36.

2. Mas Jesus disse que nem o Filho sabia. Como podemos entender isto?
Quando Jesus declarou NEM O FILHO SABE. Ele o fez para mostrar Sua perfeita humanidade. Para ser homem perfeito, Jesus teve de abrir mão temporariamente de Seus atributos ONI. Logo depois da Sua Ressurreição Ele retomou esses atributos. Desde então, ele sabe com exatidão o tempo de Sua volta.

3. Existe algum versículo que fale simultaneamente sobre as duas vindas de Cristo a este mundo?
Sim. Um exemplo clássico é Hebreus 9.27.

4. De onde vem a palavra MILÊNIO?
Esta palavra se origina de dois vocábulos latinos mille (mil) e annum (ano). Ela significa literalmente um período de mil anos.

5. No período milenial, qual será a situação da sociedade?
O quinto nome ou título de Jesus em Is 9.6 é: PRÍNCIPE DA PAZ. No período milenial o Mundo experimentará o governo de Jesus, cuja principal característica será a paz. Haverá longevidade e a terra conhecerá a santidade e sossegará completamente. Leia Is 35:5,6,8, Zc 14.20,21

6. Qual o principal trabalho de Jesus no Céu, atualmente?
O de Sumo Sacerdote, Hb 4.14; 10.12,13; 9.26;

7. Que expressões bíblicas podem ser interpretadas como sinônimas do MILÊNIO?
O Milênio será a plenitude do reino dos céus na terra, Mt 5.10; Será a regeneração em sentido final, Mt 19.28; será o tempo da restauração de todas as coisas, At 3.19. será o mundo do futuro, Hb 2.5.

8. Qual será o próximo grande acontecimento para o Povo de Deus na Terra?
Sem dúvida alguma será o ARREBATAMENTO.

9. Para a Igreja, que acontecimento se seguirá ao Arrebatamento?
O Tribunal de Cristo.

10. É realmente bíblica a doutrina do Tribunal de Cristo?
Todos os crentes em Jesus devem estar conscientes de que algum dia, após o Arrebatamento da Igreja, o Senhor Jesus Se reunirá com a Igreja a fim de promover o que as Escrituras chamam de TRIBUNAL DE CRISTO: um encontro para julgamento das nossas obras, praticadas aqui na Terra, e a conseqüente entrega dos galardões.

11. Qual a palavra grega usada por Paulo quando se referiu ao Tribunal de Cristo?
BEMA.

12. Alguém será condenado no Tribunal de Cristo?
Não, absolutamente. Será um Tribunal para recompensa.

13. O Tribunal de Cristo será para recebermos a recompensa de nossa salvação?
Nosso direito de entrar no Céu foi obtido mediante o derramamento do sangue de Jesus na cruz do Calvário. Nosso galardão será alcançado mediante o resultado de nosso trabalho. A salvação é pela fé, Ef 2.8. O galardão, pelas obras, Ap 22.10.

14. O Tribunal de Cristo será a mesma coisa que o Grande Trono Branco?
Não devemos confundir o Tribunal de Cristo com o Grande Trono Branco. Este será para os inconversos. Aquele, para os salvos. Este será depois do Milênio, aquele será após o Arrebatamento da Igreja.Em ambos o Juiz será Jesus, porque ele foi constituído pelo Pai Juiz dos vivos e dos mortos.

15. Quantos livros do AT contém essencialmente mensagens proféticas?
 17.

16. Qual o significado da profecia de Balaão – um cetro subirá de Israel - ?
Primeiramente se cumpriu em Davi e de forma final, em Jesus.

17. Quais os principais textos que falam do ARREBATAMENTO da Igreja?
I Co 15.51 e I Ts 4.16-18. Mas nos Evangelhos e em Isaias também existem referências expressivas.

18. A trombeta de I Co 15.52 é a mesma sétima trombeta do Apocalipse?
Certamente, não. Paulo fala da trombeta do arrebatamento, relacionada com a glória da Igreja. João se refere a uma trombeta de juízo, destinado aos ímpios.

19. Qual o homem nas Escrituras que emprestou o seu nome para Jesus?
Davi. Embora Jesus seja chamado por Paulo de último Adão, na verdade Ele é chamado de "meu servo Davi": Ez 37.24; Is 55.3,4; Jr 30.9; Os 3.5.

20. A Bíblia relaciona a volta de Jesus com um "piscar de olhos". Quanto tempo dura um piscar de olhos?
Segundo os engenheiros da GE, demora onze centésimos de segundo.

21. Algum tempo os judeus pregarão o Evangelho?
Alguns eruditos crêem que durante o período da Grande Tribulação 144.000 judeus andarão por várias partes do mundo pregando o Evangelho do reino, Ap 7.4-8; Mateus 24:14.

22. Qual será a condição dos crentes durante o período milenial?
Nós seremos naquela época iguais aos anjos, hoje. E faremos o trabalho que eles atualmente fazem, de assessoria espiritual a Jesus.

23. Onde está escrito que Jesus um dia reinará na casa de Jacó?
Em Lc 1.32,33: "O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai. E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim".

24. Temos o direito de esperar algum grande Avivamento antes do Arrebatamento da Igreja? Certamente, sim. Primeiro, porque o profeta Joel e o apóstolo Pedro se referiram ao derramamento do Espírito Santo nos últimos dias. Também porque a Igreja na época do Arrebatamento deverá ser muito mais poderosa que em qualquer época da História. E, finalmente, a Bíblia declara que enquanto houver a Laodicéia, também haverá a de Filadélfia.

25. Que acontecerá com as mães grávidas no dia do Arrebatamento?
Muitos temem que será uma tortura para elas, por causa da profecia de Mt 24. Aquela profecia ("ai das grávidas") já teve seu cumprimento. Jesus referia-se às mulheres que foram mortalmente feridas pelos soldados romanos, que sob a ordem do general Tito as esquartejavam, quando da destruição de Jerusalém no ano 70 D.C., certamente as mulheres crentes grávidas que forem achadas fiéias subirão com seus respectivos fetos. Deus nunca defendeu o aborto. Quem sabe naquele dia acontecerá a aplicação final das palavras de Jesus: "Deixai vir a Mim as criancinhas...". Lc 18.6. Além disto, leia cuidadosamente Rm 5.19

26. Existem mais versículos que falam de Jesus como futuro rei?
Sim, leia Sl 72.7,8; Sl 2.8; Zc 14.9; Ap 11.15; Is 32.1.

27. Quais as crianças que estão cobertas pela provis!ao redentora do sangue de Jesus?
Aquelas que estão no estágio da inocência. Deus nunca mistura inocentes com culpados. Não existe uma data padrão para definir o dia que termina o período da inocência. À luz de Is 7.15 é o momento em que a criança começa a distinguir o bem do mal.

28. Existe algum sentido escatológico na vida de Enoque?
 Sim. Ele é um tipo da Igreja, que será arrebatada. Assim como Enoque foi trasladado antes do Dilúvio, a Igreja subirá pelo Arrebatamento, antes da Grande Tribulação.

29. Que relação existe entre a vida de Noé e a Escatologia?
Noé, que foi salvo do Dilúvio através da Arca, lembra a Igreja que tem sida salva do Mundo por Jesus Cristo. Jesus identificou os dias que precedem Sua Segunda Vinda como os dias de Noé. Leia Gn 7.23; 8.1,4,16,19; I Pe 3.20,21; Mt 24.37,39.

30. Existe algum texto em Gênesis que aponte para o reino Messiânico de Jesus?
Leia Gn 49.10.

31. Onde se encontram alusões ao reino Messiânico, em Levítico?
26.5,10.

32. Podemos encontrar algum texto em Deuteronômio que diga respeito à Grande Tribulação? Leia Dt 32.22,41,43.

33. Jó cria na ressurreição?
Sim, de acordo com Jó 19.25.

34. Existe alguma alusão nos salmos à Primeira ressurreição?
Leia Sl 17.15.

35. Que acontecerá depois do Tribunal de Cristo?
As Bodas do Cordeiro.

36. Quem participará das Bodas do Cordeiro?
A Igreja, na condição de NOIVA DE CRISTO

37. Existe alguma alusão nos Salmos à Grande Tribulação?
Leia Sl 75.8,10; 83.13,17.

38. Existe algum versículo em Cantares de Salomão que pode ser aplicado às Bodas do Cordeiro?
Leia Ct 2.10; 1.4; 6.10,12.

39. Que texto bíblico fala explicitamente da Igreja como NOIVA de Cristo?
II aos Corintios 11.2.

40. Em quais livros proféticos encontramos alusões à primeira ressurreição?
Is 26.19; 25.8; Ez 37.12,14; Dn 12.2a; 12.13; Os 6.1; 13.14;
41. Quais os únicos livros do NT que não apresentam mensagens escatológicas?
Gálatas, Filemon, II e III João.

42. Onde Jesus é mencionado expressamente como NOIVO da Igreja?
Efésios 5.22-33.

43. Que acontecerá depois das Bodas do Cordeiro?
Jesus Cristo descerá em glória COM os santos.

44. Que significa a expressão DIA DO SENHOR?
O período compreendido a partir do arrebatamento da Igreja.

45. Alguns dizem que a vinda de Cristo é a conversão de uma pessoa a Cristo. Isto é verdade?
Absolutamente, não. A conversão é a IDA A CRISTO. A volta de Cristo é a VINDA de Cristo.

46. Alguns afirmam que a vinda de Cristo é a morte física do crente. Que versículos poderíamos usar para combater tal teoria?
Hb 9.27,28; I Co 15.51; I Ts 4.16,17; Jo11.23; Fp 3.20, etc.

47. É verdade que a vinda de Jesus se dará em duas fases?
Sim. A primeira fase será a ocasião do arrebatamento da Igreja; a segunda será a revelação pessoal de Cristo. Na primeira fase Ele recebe a Igreja; na segunda, ele desce com a Igreja.

48. Em que parte do mundo Jesus descerá por ocasião de Sua revelação Pessoal?
No Monte das Oliveiras, em Jerusalém, Zc 14.4

49. Que significa Anticristo?
A Bíblia chama de Anticristo uma pessoa que receberá o poder de Satanás para ser um governante mundial durante a segunda metade dos 7 anos da grande tribulação.

50. Qual será o fim do Anticristo?
Jesus o destruirá, em Sua revelação, II Ts 2.8

51. Existe algum método ou estratégia estabelecido por Satanás referente à aparição do Anticristo?
Sim. Será em 3 fases: a) o espírito do anticristo; b) os precursores do anticristo; 3: a manifestação pessoal do anticristo. Você pode se dar conta de que o diabo copiou isto do plano de deus para com Seu filho Jesus.

52. Que significa a GRANDE TRIBULAÇÃO?
Um período de catástrofes e inigualável sofrimento que ocorrerá após o arrebatamento da Igreja. Será o "dia da vingança do Senhor", o dia do sofrimento maior de Israel.

53. Qual o profeta do AT que se referiu primariamente à Grande Tribulação?
Daniel. Veja Dn 9.26,27. Confira com Ap 7.14.

54. Algum dia Satanás será destruído?
Não. A destruição de Satanás seria uma grande vitória para ele, que assim pararia de sofrer. Ele será preso durante o milênio (Ap 20.2) e depois será solto por um período para finalmente ser lançado no lago de fogo e enxofre, para todo o sempre.

55. Quem será o futuro JUIZ do Mundo?
Jesus Cristo. Sl 96.12; Is 2.4; Mt 16.27; 25.31,46; Jo 5.22,23,27,30; At 10.42.

56. Paulo se referiu alguma vez a Jesus como sendo o Juiz Universal?
Sim. Leia Rm 2.16; I Co 4.5; II co 5.10; II Tm 4.1,8, etc.

57. Que tipo de esperança é a que temos com respeito à volta de Cristo?
Uma esperança bem-aventurada (Tt 2.13) e viva (I Pe 1.3)

58. Em quantas etapas se consuma a nossa salvação?
Em 3: Justificação, Santificação e Redenção.

59. Qual das três etapas acima se enquadra na Escatologia?
A Redenção.

60. Qual o mais completo texto sobre o Tribunal de Cristo?
I Co 3.11-15.

61. Qual o significado espiritual do ouro, como elemento de julgamento, no Tribunal de Cristo?
O ouro representa tudo que se relaciona com o Pai: a Pessoa, a Glória, o Poder, a Palavra e a realeza de Deus. Leia I Pe 4.10,11; Sl 19.10; Pv 8.10,19; Ml 3; Jó 22.23,25.

62. Que simboliza a prata?
A prata simboliza tudo aquilo que se relaciona com o Filho, especialmente o seu sacrifício. No AT prata é o metal da redenção. Leia I Co1.23; 3.11; Ex 30.11,16; Lv 23.34.

63. Que simbolizam as pedras preciosas?
As pedras preciosas simbolizam o que se relaciona com o Espírito Santo: operações, dons e fruto. Leia Cl 1.29; Rm 15.18; Ez 16.13; Gn 24.53; I Co 12.4,6.

64. Que simboliza a madeira?
Madeira é, ao longo das Escrituras, um símbolo da fragilidade da natureza humana. Gl 6.3; Lc 6.32,34.

65. Que simboliza o feno (capim)?
Isto fala das coisas secas, coisas que não se renovam, Jr 23.28; Is 15.16.

66. Que simboliza a palha?
Palha representa tudo aquilo que não possui estabilidade. Fala também da escravidão espiritual, Is 5.24; Na 1.10; Ex 5.7; Ef 4.14. é um material que lembra a fragilidade, a vaidade e a incapacidade humanas.

67. Que fogo é aquele mencionado no texto de I Co 3, relacionado com o Tribunal de Cristo?
O fogo tem muitos significados e aplicações na Escritura. Aquele fogo de I Co 3 significa a glória pessoal do rosto de Cristo, como visto por João em Ap 1. Ao contemplar as nossas obras, em Sua presença, o fogo consumirá ou projetará o mérito da referida obra.

68. Devemos ter medo de comparecer no Tribunal de Cristo?
Não. Se servirmos a Deus com sinceridade e fidelidade, teremos confiança de estarmos diante dEle, I Jo 2.28.

69. A Primeira Ressurreição será um fato único?
Não. Será um fato dividido em 3 fases: A ressurreição de Cristo, as primícias, com as pessoas mencionadas em Mt 27.52,53; a Igreja; os poucos salvos que triunfarem na GT.

70. Quais os principais propósitos da volta de Cristo?
1) Ressuscitar os que morreram em Cristo, I Ts 4.15;
2) Transformar e arrebatar os salvos que estiverem vivos, I Ts 4.16,17;
3) Galardoar os servos fiéis, Ap 22.12;
4) Tomar vingança contra os Seus inimigos, II Ts 1.7,10; Ap 19.21,22.
5) Julgar as nações vivas, Mt 25.31,46; Sl 67.4; 98.9.
6) Libertar a terra da maldição, At 3.20,21; Rm 8.21.
7) Restabelecer o trono de Davi, Is 9.6,7; Jr 30.7,11.

71. Onde está escrito que Jesus voltará PESSOALMENTE a esta Terra?
At 1.11; I Ts 4.16; Zc 14.3, etc.

72. Onde se lê que Jesus voltará REPENTINAMENTE ao Mundo?
Mc 13.36; I Co 15.52, etc.

73. Quando Jesus voltar, todos O estarão esperando?
Leia Mt 25.13; 24.44; Ap 16.15; I Ts 5.2.

74. Na fase de Sua revelação realmente Jesus descerá VISIVELMENTE?
Ap 1.7 e Mt 24.30

75. Nós nos reconheceremos, na Eternidade?
Sim, em todos os assuntos espirituais. Não teremos lembrança das coisas materiais, que não eram intrinsecamente parte do REINO DE DEUS. Leia cuidadosamente a história da transfiguração de Jesus.

76. Por que devemos crer na volta de Cristo?
Porque é uma doutrina fundamental nas Escrituras; porque Deus não mente; porque está mui próxima.

77. É lícito orar pela volta de Cristo?
Leia Mt 6.10; Ap 22.20; I Pe 4.7.

78. Quais os principais grupos de sinais da volta de Cristo?
Sociais, naturais, políticos, religiosos, morais, científicos e eclesiológicos.

79. Como se pode chamar a série de acontecimentos em Israel, que precedem a volta de Cristo?
Jesus os chamou de sinal da figueira.

80. Israel algum dia será destruído?
JAMAIS. Deus tem um compromisso feito com Abraão e renovado a Moisés e a Davi. Israel viverá para sempre.

81. A Bíblia nos exorta estarmos despertados para a volta de Cristo. Que significa a palavra despertar?
A palavra despertar vem do hebraico yakats (despertar de um estado de embriaguez ou torpor) e do grego egeiro (despertar do sono).

82. Quais as 3 palavras que melhor descrevem o arrebatamento dos salvos no dia da volta de Cristo?
Arrebatamento, rapto e trasladação.

83. Quem será arrebatado no Dia da volta de Cristo?
Os salvos, santos, fiéis, pacientes e vigilantes.I Ts 3.12,13; Hb 12.14; I Jo 3.2,3; Hb 10.25; Tg 5.8; Lc 21.36, etc.

84. Que significa a expressão GRANDE TRONO BRANCO?
Refere-se ao ultimo julgamento da História, quando todos os mortos, grandes e pequenos, de todos os séculos da História se postarão diante do Senhor para serem julgados.

85. Os salvos em Cristo serão julgados no Grande Trono Branco?
Não, porquanto por sua salvação foram libertos de condenação (Rm 8.1) e já foram submetidos ao Tribunal de Cristo.

86. Quais as 5 principais surpresas do Arrebatamento?
Rapidez, Ocasião, Seleção, Separação e Iminência.

87. Por que Ló é um tipo do Arrebatamento?
Porque foi tirado de Sodoma antes de sua destruição, Gn 19.22,24.

88. Qual a posição de Jerusalém durante o Milênio?
Será a capital do Mundo.

89. O Céu é um Lugar ou um estado de vida?
A Bíblia menciona exaustivamente que o Céu é um lugar. Um lugar santo, espiritual, perfeito, divino e eterno. Você deve estar pronto para viver lá com Cristo.

90. Quais as coroas mencionadas nas Escrituras, destinadas aos crentes vencedores?
Da vida, da justiça, de glória e a incorruptível, Tg 1.12; II Tm 4.8; I Pe 5.2,4; I Co 9.25,27.

91. Quem dominará a Terra durante a Grande Tribulação?
A Trindade Satânica, composta de Dragão, Besta e Falso Profeta.

92. Que outro nome tem a besta, nas Escrituras?
Anticristo.

93. Qual a principal característica do Céu?
PERFEIÇÃO e SANTIDADE.

94. Que Igreja morará no Céu?
A Noiva do Cordeiro, a Igreja e fiel e vencedora, fundada por Jesus e que a Ele se conservou fiel durante todo o tempo.

95. A última pergunta somente você poderá responder:
Está você preparado para a volta de Cristo, e pronto para morar no Céu com Ele?

Pr. Geziel Nunes Gomes
Ministro do Evangelho, Doutor em Teologia, Jornalista, Conferencista Internacional.
Read more »

Deus não vê como vê o homem



Por Jaci Dias Barbosa



A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Mateus 6:22

O servo de Eliseu entrou porta adentro desesperado com o que vira na rua, a cidade estava cercada pelos exércitos da Síria.
O rei Sírio fora em busca de Eliseu, pois o profeta havia advertido o rei de Israel de todas as emboscadas preparados contra o exército Israelita.
"Estamos perdidos senhor! Que faremos?" - exclamou.
Eliseu calmamente respondeu:

"Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles." II Reis 6:16

"O meu senhor não está bem, está vendo coisas!" - deve ter pensado o rapaz.
A cidade de Dotã fora cercada durante a noite por cavalos, carros e tropas sirias, mas nenhum soldado de Israel estava apostos para o combate.
Como não temer, diante de tais circunstâncias?

Então o profeta orou:
"SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu."
II Reis 6:17

A atitude calma e tranquila do profeta não era resultado de alucinações, mas de uma visão mais ampla e abrangente. Abrir os olhos significava enxergar além das aparências, dos acontecimentos e das circunstâncias.
Os seus olhos eram bons, pois iluminados pelo Espírito Santo, viam além; por isso estava cofiante.

Deus não vê como vê o homem. Diante dos seus olhos estão o passado, o presente e o futuro.
Os filhos de Deus, pela comunhão com Ele, passam a ver coisas da perspectiva de Deus e através das lentes da sua Palavra, contemplam o passado, entendem o presente, e sabem o que lhes reserva o futuro.
Assim sendo, manifestam segurança, fé, equilíbrio, mesmo rodeado de problemas como: fome, guerras, crises financeiras, lares e relacionamentos desmoronados, violência, insegurança e todas as mazelas de um mundo perto do fim.
Diante de tais coisas, os homens indagam angustiados:
Que faremos?
O povo de Deus cofiante declara: Não temas!
Eles podem ver através da fé que o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra, que Deus está no controle da história deste mundo e conduzirá seus filhos para a eternidade.
A fé e a esperança que ardem em seus corações brilham em seus olhos e em seu viver, fazendo-os ser a luz do mundo.
Read more »