17/09/2011

BIBLIA - AS VARIAS BIBLIAS DE ESTUDOS E SUAS VARIAÇÕES



 Às vezes eu me asusto com tanta "novidade", sério, da vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo, mas não é sempre. Lembro das antigas listagens de edições de biblias em Ingles e portugues e outros idiomas, mas agora as biblias de estudo tem mostrado sua cara com força. Lembro quando nos anos 80 meu pai tinha lá sua biblia de estudo Scofield, aquilo era um maximo para meu conhecimento, aí depois apareceu a Thompson, depois veio a Pentecostal, Genebra entre outras. Quero somente compratilhar contigo a que ponto chegamos. Algumas biblias eu irei comentar, outras não tem nem como comentar.



A biblia pentecostal tem sido uma das mais utilizadas na area pentecostal, com comentarios de Antonio Gilberto e outros. O meio batista-tradicional não compra essa biblia.

A biblia Shedd já fala pelo nome do comentarista da mesma. O doutor Russel Shedd é um icone no meio teologico.


A biblia Thompson tem sido cercada de grandes palmas e elogios pelo estudiosos.
A biblia de aplicação pessoal tras um conteudo significativo e excelente estudo.





A biblia Scofield sempre foi e será a biblia de estudo que marcou uma geração inteira. A biblia anotada, humm. .. boa, faça vc também a sua.
Todo ministro precisa de uma Biblia do Ministro, afinal, quem não é ministro tem sua biblia apropriada também. A biblia apologetica trás o que tem de melhor em defesa da fé. é só procurar com fé q vc acha.


A biblia de estudo Despertar já fala pelo nome, deperta tu que dormes e etc. A biblia de revelação profetica desvenda  toda profecia tanto no At quanto no Nt e revela até profecias que vc nunca viu, quase que neo-pentecostal, graças a Deus.


A biblia de Formação Espiritual é de acordo com o que o nome já diz, se vc não é formado nessa área, essa é sua oportunidade. A biblia do Capelão Cristão é uma obra essencial para a área de capelania, os mentores de tal obra estão de parabens.

O bom da biblia do obreiro aprovado é que sempre vai existir outras biblias para obreiros não aprovados.Graças a Deus. A biblia sagrada Fé é mentoria de André valadão. Deus continue abençoando nosso irmão.






A biblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje é o que tem de melhor e heresias cotidianas. Muito boa para esclarecer e muito facil para envenenar. Já a Almeida Seculo 21 tem uma versão muito parecida com a King James, eu não disse igual. Temso que lembrar e honrar João ferreira de Almeida.

Quando saiu essa biblia da Mulher eu fiquei injuriado, mas que discriminação com os homens, mas depois minhas preces foram atendidas, e saiu a biblia do homem. bem, deixo claro que o estudo dessa biblia é excelente, inda mais para interpretar o machista Paulo de Tarso. A biblia de Genebra foi e tem sido abraçado por varias faculdades e seminarios de teologia. Tem um comentario rico e não pentecostal. Deus abençoe Calvino.


Essa "a Mensagem" é uma biblia em linguagem contemporanea, do tipo linguagem de hoje. chega de linguagem arcaica e antiga, "bem-aventurados", "debalde"..... A outra biblia verde com lilas aí é a Biblia da garota de fé, sério... a a biblia da garota sem fé vai continuar existindo.






A biblia com "orientações de saúde" é aquela obra que todos deveriamos ter em casa, do tipo receita caseira e espiritual. vocês sabem que xarope de vovó fazia milagres. A biblia branca aqui é a "NVI Devocional da Mulher", + 1 ponto pra elas.

Essa biblia é a "Biblia Nvi do Executivo", em breve vai ter a do farmaceutico, sério, já fizeram a do marinheiro, do surfista, ahh... pode acreditar, até da vovó já fizeram. E a famosa biblia "Teen", a biblia do jovem, adolescente, "teen", numa linguagem q eles "conhecem", afinal de contas "Jesus é maneiro".

temos aqui a biblia de estudo panoramico da biblia, muito show, apresentando um panorama de todo evento biblico denotando seu perido historico, e etc.


Quem não é da liderança Cristã usa a biblia do membro, vc será mais agraciado, mas pra quem é da liderança, aprofunde-se com todo este conteúdo de grande valor.
Read more »

MOLOQUE, MOLOCH, MALCOM, MILCOM, MOLEQUE







Os ritos pagãos eram muitas vezes barba­ramente cruéis. Referiamo-nos principalmente à práti­ca de oferecer sacrifícios humanos: e essa prática, se­gundo a história antiga, parece ter sido universal. Não é conhecida a data em que essa abominação foi introduzida, mas, sem dúvida, foi pouco depois do princípio do mundo. Os cananeus, há 3300 anos, a praticavam, oferecendo seus filhos aos ídolos de Canaã,especialmente a  Moloque (13). Foi evidentemente este um dos crimes pelos quais o Todo-poderoso mandou destruir aquele povo: "Não darás ne­nhum de teus filhos para ser consagrado ao ídolo Molo­que... porque todas estas execrações cometeram os habi­tantes desta terra, que foram antes de vós, e com elas a contaminaram. Vede, pois, não suceda... como ela vomi­tou a gente que houve antes de vós, vos vomite também a vós, se fizerdes outro tanto" (14).
É necessário explicar que a expressão usada nas nossas Bíblias, "consagrar os filhos ao ídolo Moloque quer dizer queimar as crianças em honra dessa divindade (15). Sobre este ponto não há dúvida. Moloque, Moleque, Malcom ou Milcom, como chamado, era o planeta Saturno divinizado. O seu culto existia principalmente entre os primitivos habi­tantes de Canaã, e entre os amonitas, fenícios e cartagineses.



  Na Wikipédia - Moloque

 

  Moloch ou Moloque, conforme os textos bíblicos, é o nome do deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), sacrificava seus recém-nascidos, jogando-os em uma fogueira. Também é o nome de umdemônio na tradição cristã e cabalística.

Segundo as escrituras os povos amorreus por volta de 1900 a.C. adoravam a Moloque. Há quem diga que nos rituais de adoração havia atos sexuais e sacrifícios de crianças. Estas eram jogadas em uma cavidade da estátua de Moloque, onde havia fogo consumindo assim a criança viva[1]. Ele era, ao mesmo tempo, um fogo purificador, destruidor e consumidor. A aparência de Moloque era de corpo humano com a cabeça de boi ou leão, no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir sacrifícios. Muitos povos adoravam a Moloque porém com o fortalecimento do povo Hebreu e de outros reinos, estes povos foram desaparecendo, deixando o costume de adoração a Moloque.

  Pelas ordens de Deus dadas ao povo hebreu através de Moisés, era proibido, expressamente, a adoração a Moloque, bem como também o sacrifício de crianças a ele, sendo este severamente punido (Lv 20,2-5).

Moloque era conhecido também com Malcã.

  Os gregos antigos identificaram este deus cananeu, adorado pelos cartagineses com sacrifícios de bebês, com Cronos[2].
Read more »

16/09/2011

Leitura Sistemática da Bíblia





Qual a importância de ler?
Um dos maiores privilégios que Deus concedeu a seus filhos, é a oportunidade de estudar a Sua palavra. Contudo, muitos não se entregam com afinco ao verdadeiro estudo da Bíblia, contentam-se em receber alimento espiritual de segunda mão. O profeta Jeremias escreveu “ Achadas as Tuas palavras, logo as comi, as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo seu nome sou chamado, ó Senhor dos exércitos” ( Jr. 15:16). A Palavra de Deus, é uma das maneiras que Deus gosta de comunicar-se com seu povo. Certamente o Senhor Deus não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos e profetas. (Amós 3:7). A Palavra de Deus é digna de toda confiança, pois sempre há de se cumprir. “ O Senhor disse: Viste bem, porque Eu velo sobre a Minha palavra para cumprir” . ( Jr. 1:12)
A palavra de Deus reflete o Seu caráter.

Quais as vantagens de ler a Bíblia diariamente?
Ela fortalece, purifica, ajuda a receber respostas de oração, traz gozo ao nosso coração, alimenta espiritualmente, traz sabedoria, orienta nossa vida e nossas decisões, ela garante nosso sucesso e muito mais

Como devo fazer a leitura diária?
1- Leia na expectativa de que Deus lhe fale ao coração. Ore pedindo que Deus o ajude a entender o que está escrito nas páginas sagradas. O salmista Davi orou assim: “ Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” ( Salmo 119:18)
2- Leia fazendo perguntas. O que Deus quer de mim neste trecho? O que é que esta passagem revela sobre Deus? Sobre Jesus? Sobre mim? Sobre a vontade dele? Há aqui alguma ordem para eu obedecer? Alguma promessa da qual deva me apropriar? Como as verdades deste texto podem ser aplicadas à minha vida?
3- Leia várias vezes. Para entender bem uma passagem, nada melhor que a repetição. A Bíblia é um livro que deve ser consultado com freqüência.
4-Leia meditando. É melhor uma pequena passagem lida, entendida e aplicada, do que as muitas verdades de um texto longo, vistas superficialmente.
5- Leia com disposição de praticar a palavra. “ Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” ( Tiago 1:22).
6- Leia a Bíblia diariamente
A leitura diária da Bíblia é para a vida espiritual aquilo que a alimentação diária é para a vida física – Jó 23:12. A leitura devocional proporcionará a cada cristão a inspiração espiritual de que precisa para o viver diário, a qual deverá estar sempre baseada na verdade revelada na Bíblia.
Leia a Bíblia devocionalmente, pela manhã ou antes de dormir.O importante é definir a hora certa (qualquer que seja ela), pois, se não fizermos isso, nossas boas intenções nunca se concretizarão, e leremos a Bíblia apenas ocasionalmente.
7-Marcar a duração do tempo 
Quanto tempo devo dedicar à leitura da Bíblia diariamente? Pelo menos cinco minutos, o melhor é separar quinze minutos diários no mínimo.

Princípios práticos para a leitura diária :
-Escolha um horário
Para muitos a melhor hora, é bem cedo no começo do dia. Sua mente está descansada e pronta para ouvir Deus falar. Se você é do tipo de pessoa que produz à noite, no final do dia será uma boa hora. Certo pastor decidiu levar tão a sério o compromisso de ler a Bíblia diariamente que resolveu observar a seguinte regra: “ Sem leitura da Bíblia não há café da manhã”. Talvez você possa adotar outro lema como “sem leitura da Bíblia não vou dormir”. Faça um compromisso com você mesmo para ter uma hora tranqüila para ler a Bíblia.
-Escolha um lugar definido
Isto ajuda nossa concentração e persistência. Descubra um lugar tranqüilo onde não hajam distrações visuais, onde você possa estar tranqüilo. Isto ajuda a criar o clima devocional.
-Ler com um lápis na mão
O melhor modo de sintonizar o pensamento e colocá-lo numa atitude de atenção é pegar um lápis e preparar-se para receber uma mensagem de Deus. Sempre que descobrimos uma lição nova no texto que lemos, devemos anotá-la. É uma forma de gravar o pensamento mais firmemente no cérebro e também uma maneira de registrar o fato para uma futura revisão.
- Escrever um diário espiritual
A maneira mais simples de se fazer um diário espiritual é ter um caderno, uma caneta e após a leitura do texto bíblico escolhido responder as duas perguntas básicas:
a) O que Deus está dizendo para mim?
b) Que atitude vou tomar?


PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA: http://www.sbb.org.br
Read more »