13/07/2011

Frutos bíblicos.




Um alimento predileto dos hebreus eram as frutas que cresciam em abundância no clima quente daquela parte do mundo. Os espias que Moisés enviou a Canaã trouxeram um ramo de videira com um cacho de uvas (Vitis vinifera L) tão grande que o
transportaram numa vara. Também trouxeram romãs e figos (Nm 13:23). Esses frutos e uma variedade de outros frutos eram apreciados como parte da dieta regular.
Passas. “Cachos de passas” foram trazidos a Davi, porque havia regozijo em Israel (I Cr 12:40). As passas eram uvas secadas nos cachos. Também são mencionadas em (I Sm 25:18; II Sm 16:1).

Romã - Punica granatum. Esta fruta com suas muitas sementes, era símbolo de fertilidade em sua abundância, predileta entre os israelitas, era cultivada tanto por seu fruto saboroso como por sua beleza. Tendo a árvore baixa e muito vulgar na Palestina, e geralmente no Oriente. O suco da romã era muitíssimo apreciado (Ct 8:2). Era uma das frutas que cresciam na Terra Prometida.
Romã
Melão - Cucumis melo. Os israelitas estavam acampados no quente deserto da Arábia tendo somente maná para comer. Queixaram-se aos ouvidos do Senhor: “Lembramo-nos... dos melões” do Egito (Nm 11:5). De suas dementes se extraí um óleo medicinal, tendo um crescimento abundante em alguns terrenos da costa plana da Palestina.
Maçã. A maçã ou macieira mencionada na Bíblia é provavelmente a cidreira e o seu fruto, embora sejam sugeridos também o damasco que é abundante na região, ou o marmelo.  A maçã que conhecemos não é natural da Síria.

Figueira.
Figo - Ficus carica L. A figueira é muito comum na Palestina, os primeiros figos amadurecem entre maio e agosto, os últimos figos amadurecem em setembro. Era também usado no tratamento de chagas (feridas), aplicando pasta de figos no local (2 Rs 20:7). É mencionada várias vezes nas Escrituras,  desde as folhas de figueira que Adão e Eva usaram para cobrir sua nudez (Gn 3:7) até a figueira que Jesus amaldiçoou (Mc 11:12-14).


Oliva.
Oliva - Olea europaea. A azeitona, fruto comum na Palestina, parece-se com a ameixa; primeiro é verde, depois fica amarelada, e finalmente preta quando completamente madura. A árvore assemelha-se a uma macieira e produz fruto mesmo quando bem velha. Os cachos de flores lembram o lilás. As azeitonas são derribadas com varas ou sacudidas da árvore e alguns frutos são deixados para os pobres (Dt 24:20). O fruto era comido verde ou maduro, mas a maior porção da colheita da azeitona era destinada à extração de azeite. O melhor azeite vem do fruto verde. A primeira extração, feita mediante agitação em panelas ou cestos, produz o mais fino azeite; a segunda e a terceira extrações são inferiores. O azeite era usado para a unção, empregado com alimento na cozinha, e para iluminação. Uma boa árvore produz 60 litros de azeite por ano.

Demétrius A. Silva

1 comentários:

Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Postar um comentário