26/06/2011

Uma Vida Cheia do Espírito Santo



Texto: Atos 2.1-4
Introdução
> Você já conheceu alguém, ou já ouviu falar de alguém que te inspira ou inspirou profundamente, alguém que, se você tivesse oportunidade, gostaria de sempre estar perto desta pessoa?
> Quem é o Espírito Santo?
> O Espírito Santo é uma Pessoa – Ele é inteligente, tem emoções e tem vontade; Ele ensina, guia, comissiona, dá ordens, age, intercede e fala; Ele pode ser obedecido, pode-se mentir a Ele, pode ser resistido, pode ser reverenciado, pode-se blasfemar contra Ele, pode ser entristecido e pode ser ultrajado.
> O Espírito Santo é Deus – A Ele são atribuídos nomes que O relacionam em pé de igualdade às outras Pessoas da Trindade e nomes que O apresentam realizando obras que somente Deus pode fazer; O Espírito possui atributos divinos tais como Onisciência, Onipresença, Onipotência, Verdade, Santidade, Vida e Sabedoria; Ao Espírito são atribuídas obras que somente Deus pode realizar como Criação, Inspiração das Escrituras, Gerar Cristo em Sua encarnação, Convencer, Regenerar, Consolar, Interceder e Santificar.
> O Espírito Santo é uma Pessoa tão sublime que deveria inspirar em nós o desejo de sempre estarmos próximos a Ele, termos profunda comunhão com Ele, sermos verdadeiros amigos dEle.
Transição
> Todo crente deve ser uma pessoa cheia do Espírito Santo.
> A Bíblia nos mostra alguns ensinos a respeito do enchimento do Espírito Santo.
(Levantaremos 4 perguntas, para que, a partir de suas respostas, aprendamos tais ensinos sobre o enchimento do Espírito Santo).
I.) O que é ser cheio do Espírito Santo?
> Ler Efésios 5.18
> Todos os crentes são selados com o Espírito quando crêem (Ef 1.13,14), mas nem todos são cheios do Espírito. Por que? Porque não cumprem as condições necessárias!
> Ser cheio do Espírito, não é apenas transbordar, mas estar submerso, mergulhado no Espírito, estar completamente inundado, saturado, envolvido, cercado, permeado pela presença do Espírito Santo de Deus.
> Significa ser controlado pelo Espírito Santo – Rm 8.14
II.) Como ser cheio do Espírito Santo?
> Submissão à vontade de Deus – Ef 5.17; Rm 12.1,2
> Falando da Palavra, Adorando, Dando graças, Sujeitando-se – Ef 5.19-21
> Através da Oração – Lc 4.1, 14; 5.16; 6.12. Jesus estava cheio do Espírito, entre outros motivos, em função de sua vida de oração!
> Meditação, conhecimento e prática da Palavra de Deus – Cl 3.16
III.) Para que ser cheio do Espírito Santo?
> Para vencermos o pecado – Gl 5.16-21
> Para manifestarmos todos os aspectos do fruto do Espírito – Gl 5.22,23
> Para sermos semelhantes a Cristo – Gl 5.24
> Para termos poder para testemunhar de Cristo – Lc 24.44-49 (A promessa do v. 49 viria para que a missão descrita nos versos 47, 48 fosse cumprida); At 1.4,5,8
IV.) O que impede o enchimento do Espírito Santo?
> Resistir ao Espírito – At 7.51; Resistir é justamente não se submeter. Dura cerviz (teimosos, não abaixam a crista), incircuncisos (duros) de coração e de ouvidos (surdos)!
> Entristecer o Espírito – Ef 4.30; O Espírito é entristecido ou magoado pelo pecado, especialmente os pecados da língua (v. 29, 31).
> Apagar o Espírito – 1 Ts 5.19; O Espírito é freqüentemente comparado ao fogo (Mt 3.11; Lc 3.16;At 2.3). O Espírito é apagado sempre que Seu ministério é abafado na vida de um indivíduo ou igreja.
Conclusão
> Temos estado cheios do Espírito? Estamos dispostos a “pagar o preço” para sermos cheios do Espírito? Estamos dispostos a cumprir o propósito para o qual devemos nos encher do Espírito? O que tem impedido você de ser cheio do Espírito? Vamos nos submeter ao Senhor, ao Seu Espírito e à sua santa vontade?
Pr. Ronaldo Guedes Beserra

0 comentários:

Postar um comentário