26/06/2011

Buscando a Restituição



Texto: Joel 2.25-27
Introdução
> Você já perdeu algo de valor, que já dava como perdido e que posteriormente foi encontrado ou recuperado? Dinheiro, jóias, um grande amor, etc?
> Em Lucas 15, Jesus conta as parábolas da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho perdido, e conta como aqueles que haviam perdido seus “bens” se regozijaram ao encontrá-los.
> Existe algo que você tem perdido ou do que tem sido roubado e que gostaria de recuperar, de ter restituído?
Transição
> Deus pode nos restituir o que perdemos e o que nos foi roubado.
> A Palavra de Deus ensina alguns Passos a serem dados para que ocorra a restituição em nossas vidas.
I.) Reconhecer quem nos rouba e o que ele nos rouba
> Quem nos rouba é Satanás – Jo 10.10
> Na parábola do semeador, ele é quem tira a palavra do coração das pessoas (sementes lançadas à beira do caminho que foram comidas pelas aves do céu) – Lc 8.5, 12.
> Satanás procura nos roubar a paz, a alegria, salvação, saúde, família, filhos, finanças, bênçãos.
II.) Reconhecer o motivo de muitas vezes sermos roubados
> Somos roubados por nossa própria negligência, por darmos ocasião a Satanás e nos afastarmos de Deus.
> É verdade que Deus pode permitir que Satanás se levante contra nós sem que tenhamos sido negligentes ou termos dado ocasião a Satanás, como aconteceu com Jô, por exemplo. Neste caso, porém, assim como Jó teremos nossa consciência tranqüila de que não estamos em falta diante de Deus e saberemos que Ele nos está permitindo tal situação para nos ensinar algo.
> Todavia, em grande parte das vezes somos roubados por negligência, falta de vigilância, por darmos lugar ao diabo e nos afastarmos do Senhor!
> Ex. Povo de Israel – ver Juízes 2.11-15
III.) Reconhecer e crer nas promessas de restituição
> Reconhecer significa conhecer novamente. Alguns não conhecem praticamente nada (nem a primeira vez)
> Muitas vezes pessoas padecem não usufruindo direitos que têm por não conhecerem estes direitos, e, portanto não os fazendo valer.
> Além de conhecer e reconhecer as promessas de restituição devemos acreditar nelas.
> Ler Joel 2.18-27; Sl 71.20; Is 49; Is 61
IV.) Reconhecer que existem condições para que experimentemos a restituição
> Existem condições para experimentarmos as bênçãos de restituição vistas no tópico anterior: conversão, quebrantamento, arrependimento, santificação, oração, intercessão – Ler Joel 2.12-17 (notar que este é o texto imediatamente anterior ao das promessas de benção e restituição!)
> Outro texto interessante a ser considerado: 2 Crônicas 7.13,14
Conclusão
> Vamos praticar o que a Palavra de Deus nos ensina em Jl 2.12-17, em 2 Cr 7.14 e em tantos outros textos e certamente seremos abençoados com muitas bênçãos de restituição em nossas vidas!
Pr. Ronaldo Guedes Beserra

0 comentários:

Postar um comentário