03/01/2011

Um profeta em fuga !

Texto: I Rs.19.1,2,3,8,9
Introdução: Elias, um dos mais conceituados profetas de Israel, depois de matar quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal,fugiu de uma mulher. Depois de se esconder em uma caverna, ouviu a voz de Deus que lhe disse: “Que fazes aqui, Elias?”
1- Elias estava no lugar errado.A pergunta de Deus mostra que Elias estava fora do propósito do Senhor, como ocorreria depois com Jonas, ao ir para Társise como o filho pródigo, ao deixar a casa do pai. Seria como a luz debaixo do alqueire (Mt.5.14-15).Esta é a situação daquele servo de Deus que está vivendo no fracasso, deixando a desejar em sua vida cristã ou no exercício do ministério.
2- Motivos para o “deslocamento”: tentações ou fugas.As tentações são meios que o Diabo usa para nos tirar da posição onde Deus nos colocou. Assim ele fez com Sansão,que sucumbiu diante de Dalila e encerrou sua carreira de modo triste. Satanás tentou também a Cristo, procurando desviá-lodo caminho da cruz. Contudo, Jesus foi vencedor. Muitas vezes, o servo abandona sua posição, seu modo de vida ou postode trabalho, para fugir das tribulações ou dificuldades (Mt.13.21; II Tm.4.10).
3- A palavra de Deus veio despertar o profeta.Deus falou com Elias, motivando-o a retornar ao exercício de seu ministério: “Volta ao teu caminho” (I Rs.19.15).A palavra de Deus vem a nós para nos despertar e nos fazer voltar ao caminho (João 14.6), ao propósito do Senhor.
Conclusão: Elias estava desanimado e desejando a morte, mas aquele não seria o fim do seu ministério.Ele ainda haveria de fazer muitas coisas e, por fim, seria arrebatado, não provando a morte que ele havia almejado.Deus tem muito mais para fazer através de você. Retorne para o caminho.

0 comentários:

Postar um comentário